Pin It button on image hover

30 de abr. de 2013

Tire um dia para o "chega de bagunça"

Olá!

Animada (o) com o feriado?
Um dia de folga no meio da semana não é grande coisa, mas ajuda, especialmente quando estamos  acumulados de tarefas e ainda tem a casa para arrumar.

Esse é o meu caso...
preciso urgentemente colocar a casa em ordem , fazer uma boa faxina e principalmente me livrar de coisas
para assim facilitar o meu dia-dia. Ainda não terminei de colocar as coisas no lugar, depois da mudança, e com as férias que tirei, acumular mais tarefas....minhas plantas morreram, trouxe um monte de roupa para lavar, e mais bugigangas para a casa...assim fica bem difícil.

Então hoje farei o seguinte trato com vocês:
Vou fazer um especial de organização aqui no blog, que estou precisando muito, e imagino que alguém também possa estar. Vou me dar férias do blog essa semana (não fiquem tristes...rs) e irei registrar o meu feito, assim eu me animo a arrumar tudo e depois mostro o resultado.

vamos lá!
Anime-se!
SOM NA CAIXA!



1- Livre-se da bagunça
Sempre que vejo programas de make-over, reconstrução ou "Chega de bagunça", a primeira coisa a fazer é esvaziar o local, uma tarefa nada fácil. Primeiro que é cansativo, exige espaço e tempo, depois que a parte psicológica envolvida, é a parte mais complicada, principalmente quando envolve lembranças, sentimentos...
Para ajudar, tente se orientar com um marcador de tempo, programe um alarme, ou use um timer deses de cozinha e tente seguir à risca os próximos passos:
- selecione e separe em:
1- Jogar fora
2- Guardar no lugar certo
3- Doar
4- Vender
5- Conservar - manter no lugar o que realmente usa e que mais gosta.



Quando você sentir muito em dúvida em dispensar algo, pense:
Eu uso muito? Vou precisar em breve?
Será possível conseguir outro ou algo semelhante 
quando eu quiser?

Se estiver só ocupando espaço, passe isso adiante, ajude alguém com isso, doe...

Separe em caixas ou sacos de lixo, e deixe a organização para a  segunda etapa


2 - Organizando, agrupando...
Após selecionar o que realmente vai guardar, pense em como vai guardar: 
o que você mais usa deixe próximo, deixe à mão. 
Pense em "quente" "morno" e "frio" para dispor o as coisas em uma ordem de mais uso.
Não dificulte a visualização e nem empilhe as coisas, tornando difícil o acesso e o manuseio, esse é o primeiro passo para a desordem voltar. Tudo deve ser fácil de visualizar, com etiquetas, e fácil de voltar ao lugar, sempre.


Transforme tudo em arquivos:
Fotos em Cds, pastas catálogos. pastas para arquivar as contas, as papeladas, envelopes...
Depois se quiser, coloque tudo em caixas e cestos bonitos, e não esqueça de etiquetar.


Gosto de tirar os cds das embalagens e recorto a capa, e guardo junto ao Cd em pastas de CD.
É uma alternativa para diminuir o volume.



 




Providencie uma pasta para contas e um caderno de anotação,
evite os bilhetinhos....



Organize suas receitas favoritas...


Para quem gosta de revistas, como eu, separe as páginas para catalogar e/ou 
digitalize as suas preferidas. Mas deixe isso reservado para um terceiro momento.
Agende um dia só para isso.




Utilize organizadores para segmentar as coisas...
compre potes de vidro, potes de mantimentos, cestos, caixas, bacias, baldes,
cabides, estojos e necessaires, organizadores de gaveta...ou recicle embalagens e caixas...
sacos de presentes, caixas de presente, vasos, garrafas...seja criativa!

 

improvise organizadores com suas porcelanas...


Utilize as portas, paredes para organizar...

   


Use o que estiver ao seu alcance, use o que estiver mais em conta para a sua organização...

 


Crie um segundo nível em prateleiras, aproveite a altura e o espaço entre prateleiras...
utilize ganchos, um aramado, empilhe potes...

 


Para cuidar do visual, para uma melhor estética, tente padronizar os potes e cestos...
Utilize placas de eucatex perfurado...
Utilize prateleiras...
Não espere ter o móvel ideal...Não espere alguém para furar a parede...
Tente!



Para os seus objetos mais queridos, crie nichos para expor ou emoldure o que for possível.
Também pode criar uma caixa de recordações.




3 - Dê moradia para tudo - "Cada coisa em seu lugar"
Nada de jogar tudo na gaveta, nem misturar tudo em uma caixa.
É preciso reservar locais específicos para cada coisa e fazer o possível para mantê-las no lugar.

Reserve lugar para acomodar suas coisas quando chega em casa.



Reserve lugar para seus pertences no quarto
 e um pequeno cesto para roupas sujas, no quarto e no banheiro. 
Depois, na organização rotineira leve essas roupas para a lavanderia. 
Mantenha também um cesto para as roupas que tem de passar.




Limpe as bancadas.
Guarde tudo em um porta-treco, pastas, caixas, um porta-talher, uma bandeja...




Com bandejas, fica mais fácil o ir e vir das coisas...


e até para organizar melhor no interior dos armários...




Agrupe os objetos e utilize meios de carregá-los de uma vez só...
Maletas, cestos com alças, baldes...

Faça isso com os produtos de limpeza, as ferramentas de mão,
utensílios de cozinha, ferramentas de jardim, produtos de beleza e manicure...
Tudo que você tiver de carregar de um lado para outro, em uma única vez.





e por fim, cuidado com as miudezas e fios.

Utilize divisórias em gavetas e caixas, improvise pequenos recipientes...




 Identifique e separe os cabos...

 


Organizar o lar não é tarefa fácil, as coisas vão se acumulando e o tempo é sempre curto demais para organizar e limpar...Geralmente, essa é tarefa de uma única pessoa, poucos colaboram na família...

O importante é criar um sistema de organização que melhor se adeque a você e aos seus queridos,
assim todos podem e e devem colaborar na organização para evitar que acumule 
e aumenta ainda mais o trabalho. Pense no resultado...é compensador...
vale o esforço!

Não desanime... não desanime...não desanime
repito esse mantra para mim neste momento...


desejem me sorte!
e boa sorte para quem vai encarar um dia de "chega de bagunça!"

beijos beijos
Mônica Teixeira





































3 comentários:

  1. Sensacional!!!!

    Godoy
    http://www.duchasaquarium.com.br

    ResponderExcluir
  2. AMEIIIIIIIIIIII ISSO MESMO, BAGUNÇA NÃO TEM VEZ!
    BEIJOCAS,SAUDADE DE VOCÊS.
    ESPERO QUE ESTEJA TUDO EM PAZ.
    BOM DESCANSO A TODAS.
    BEIJOCAS.

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!!!
    Nada como uma boa faxina e organização!! rsrs
    Aguardo a visitinha de vocês lá no blog... toda dica será muito útil!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir