Pin It button on image hover

25 de out. de 2012

Organizar pequenos espaços

Um verdadeiro desafio!
Quem mora em um espaço pequeno tem que usar estratégias para acomodar as coisas e não se sentir sufocado. E tem que ser muito seletivo com tudo que leva para o seu pequeno lar.

Isso é muito, muito difícil pra mim...eu sou acumuladora. Estou melhorando, mas é uma briga constante.
Tudo quero comprar e guardar, pois um dia posso precisar ou posso inventar um novo uso...
e isso vai piorando com o tempo, ainda mais agora que passo horas e horas vendo ideias de decoração, projetos de reciclagem para trazer aqui o blog... fico louca para usar todos os artifício!!!

Mas é preciso calma. Refletir sobre o seu modo de vida, suas atividades e pensar em uma decoração e organização que lhe ajude, realmente. Não basta a beleza, a estética, tem que lhe ajudar no dia-a-dia.

Segue abaixo, um bom exemplo de otimização do espaço.
Vamos tentar acompanhar o pensamento de organização e utilização deste projeto.

 estar                                      jantar                           cozinha
    tv, jogos, conversas                    comer, trabalhar          despensa, lavanderia
hóspedes, armazenamento                                                         e receber




 Esta sala atende várias funções: assistir tv, espaço para jogos, uma conversa confortável e ainda oferece uma cama para hóspedes, no banco junto a janela. Também poderia seu um sofá-cama. Este modelo de pufe, tem espaço para armazenagem em seu interior. A bandeja é ótima ideia, pois vai para todo lugar.




Com a Tv na parede, sobra espaço no rack. Caixas e controles em perfeita ordem!
Legal essa pequena estante que serve como rack!



Essa ideia acho ótima: guardar coisas embaixo do sofá.
Aqui, os jogos ficam à mão quando necessário. Você pode usar caixas.
Eu guardo equipamento de ginástica, para ficar próximo e quem sabe assim me motivar mais...rs



Aproveite a área do jantar e use como um escritório.
Se você costuma passar muito tempo, procure cadeiras mais confortáveis.
Legal o arquivo móvel dentro da sacola! Adorei!


Outra ideia que acho ótima: prateleiras em zonas de passagem.
Seja em torno da porta, ou um  corredor, estes espaços podem ser a solução que você precisa para criar 
uma zona de armazenamento no coração do seu lar. Tente embutir portas na base para esconder coisas.




Cozinhas Pequenas: o maior desafio na hora de organizar!
Aqui  temos um fogão de duas bocas e ilha com pia embutida. Essa disposição é ótima para receber, servir rápidas refeições. Organização vertical: aproveite todo o espaço até o teto!
Adorei os quadros de mensagens, receitas e a bandeja que serve de porta-treco e acomoda a agenda.



O microondas ficou escondido, mas acessível na despensa. E que despensa!
Caixas e cestos organizam tudo de forma agradável aos olhos e podem ser retirados, movidos...
Muitos potes transparentes para uma visualização rápida...pode de acrílico com petiscos...
Adorei as caixas com salgadinhos e bebidas (snacks, soda), acho que o maridão vai achar fácil!
(pense que maravilha não ouvir mais "onde está tal coisa...") 



Outra ideia legal: um balcão para a papelaria e coisas do escritório. Pode ser também para artesanato.
Aqui está tão arrumadinho...e tudo pode ser facilmente retirado, ir para a mesa e trabalhar...depois guardar.
Simples não.... Pense em colocar uma impressora sem fios...e pronto: Chega de Bagunça!!!





Até o quarto foi pensando para aproveitar o máximo do espaço.
A cama com gavetas guarda roupas e sapatos. A parte da cabeceira acomoda seus livros.






Aproveite as portas para guardar também!
Eu gosto de pendurar colares, pulseiras....



Para organizar o banheiro, escolha um bom gabinete.
Deixa a mão o que mais usa e tenha sempre uma planta ou flores!


imagens via Bhg

Legal, né...tudo arrumado e fácil de arrumar!
Parece mágica, mas é só pensar em como você vive e tentar criar soluções.

Aguarde mais soluções!
Não perca

até logo,
beijo beijo
Mônica Teixeira



5 comentários:

  1. Maravilhoso, Monica! Meu problema é diferente do teu. Tenho uma casa imensa e preciso me desfazer de muita coisa para facilitar a limpeza e tornar minha vida mais prática. Mas quando a gente segue esses princípios básicos de organização acaba dando tudo certo. Beijocas
    Tita (Dona Coisinha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tita!Ter muito espaço também é um problema...rs dá muito trabalho, acumulamos mais...eu vivia em um apto de 55mts e tinha muito espaço para guardar. Agora tenho mais espaço e mais coisas, estou precisando de um modo eficiente para organizar...difícil né?! Depois conta mais...bjs

      Excluir
  2. eu tenho bem pouco espaço e as vezes falta ideias,é bom poder me inspirar..
    bjks
    www.ovelhacorderosa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Mônica, que graça o teu blog, parabéns.
    De fato, a organização facilita e muito nossa vida. Amei as fotos e são bastante inspiradoras.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adorei blog e as dicas e idéias muito legal. bejss

    Cláudia Muniz
    blog: casascomdetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir